'Adote uma cartinha': abrigo de pets no DF cria ação de Natal para estimular doação e adoção
22/12/2025
(Foto: Reprodução) Penélope do "clubinho" em visita ao Papai Noel
Clubinho da Penélope/Reprodução
Um projeto no Distrito Federal adaptou a tradicional cartinha do "Papai Noel dos Correios" em uma versão especial para animais domésticos resgatados.
Desde o começo do mês, o abrigo "Clubinho da Penélope" vem usando as redes sociais para divulgar "cartinhas" escritas em nome dos cães e gatos que aguardam um lar.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do DF em tempo real e de graça.
🤔 Como funciona?
Assim como no projeto dos Correios, qualquer pessoa pode “adotar” uma cartinha – sem qualquer compromisso de adotar o próprio pet.
Cada mensagem apresenta a história do animal e descreve itens essenciais para o seu bem-estar, de ração e medicamentos até doações em dinheiro para a realização de cirurgias.
Como participar:
Escolha uma ou mais cartinhas na página do "Clubinho da Penélope" no Instagram
Compre os itens veterinários listados em uma ou mais cartinhas – não precisa zerar a lista;
Faça suas doações de qualquer valor pelo PIX, disponível na própria página.
Quem deseja custear um exame ou tratamento médico pode fazer o pagamento diretamente ao veterinário ou à clínica responsável. É possível, ainda, combinar de entregar a doação pessoalmente.
Adote uma cartinha
Clubinho da Penélope
A criadora do abrigo e bombeira militar, Isabella Ximenes, de 32 anos, disse ao g1 que a ideia das cartinhas foi inspirada no projeto que presenteia milhares de crianças por todo o Brasil nesta época do ano.
"Na minha família, a gente já adota cartinhas dos Correios há vários anos. E aí esse ano, eu, de novo, pegando as cartinhas, pensei nisso, sabe? [...] Um menino pedindo uma bola, outro menino pedindo uma bicicleta. É como se fosse uma cirurgia, um vermífugo pra mim." disse Isabella.
Da cartinha à adoção
Neste Natal, graças às cartinhas, vários integrantes do Clubinho da Penélope vão colocar as vacinas em dia, receber tratamentos e até mesmo ganhar um novo lar.
É o caso de Mel e de Docinho, uma cadela e uma gatinha que foram adotadas após duas famílias lerem e atenderem às cartinhas.
Luciana Fonseca e Wilma Fonseca adotaram a Mel
Reprodução
Clubinho da Penélope
Criado em 2017, o Clubinho da Penélope é um projeto independente de resgate e adoção de animais em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal.
A iniciativa nasceu a partir da atuação pessoal da bombeira militar Isabella Ximenes, que já realizava resgates por conta própria e encontrou nas redes sociais uma forma de dar visibilidade ao trabalho.
O nome do projeto é uma homenagem à Penélope, uma gatinha com deficiência física que foi resgatada por Isabella e acabou inspirando a criação do clubinho. “Ela chegou depois que eu já resgatava, mas foi quem deu identidade ao projeto”, conta.
Sem sede física ou abrigo tradicional, no Clubinho da Penélope, os animais ficam acolhidos nas casas das próprias cuidadoras, sempre separados entre gatos e cachorros, para garantir bem-estar e reduzir o estresse.
Atualmente, o projeto é mantido com recursos da própria Isabella, de familiares e de mais duas protetoras parceiras.
A divulgação e as adoções acontecem principalmente pelas redes sociais, especialmente o Instagram.
Segundo Isabella, a plataforma se tornou o principal canal para encontrar famílias dispostas a adotar com responsabilidade.
“São pessoas que realmente querem incluir o animal como parte da família”, explica.
Mercado para pets está cada vez mais diversificado no DF
Desde o início do projeto, centenas de animais já foram resgatados, tratados e encaminhados para adoção. Só neste Natal, por exemplo, a cadela Mel e a gata Docinho encontraram novos lares.
Todos os animais do Clubinho da Penélope são entregues castrados, vacinados e vermifugados. Quando necessário, recebem tratamento veterinário especializado, mesmo antes da entrada de doações.
“A gente resgata contando com a gente mesmo. Se a doação vier, ajuda muito, mas o animal nunca fica sem atendimento”, afirma Isabella.
Para ajudar a custear os cuidados, o projeto lançou a campanha inspirada nas tradicionais cartinhas de Natal dos Correios. A ideia é mostrar que pequenas doações também fazem diferença.
A campanha tem atraído doadores de vários estados e novos seguidores nas redes sociais.
Parte das doações também é facilitada por parcerias com pet shops e clínicas veterinárias, que oferecem descontos em atendimentos e produtos, embora a maior parte dos custos ainda seja paga diretamente pelas cuidadoras.
A criadora do abrigo, Isabella Ximenes de Castro e a gatinha Penélope
Reprodução
Penélope segue no clubinho
Hoje, o Clubinho da Penélope cuida de dezenas de animais. Muitos deles são idosos ou têm dificuldades para adoção.
A própria Penélope nunca chegou a ser adotada, mas desde o seu resgate já teve um lar e hoje é parte da família de Isabella e tem seu próprio clubinho.
"A Penélope é da família já! Não sai mais daqui não! [...] Ela foi abandonada pela mãe. Quando a encontrei, não fazia ideia. Parecia perfeita. Apenas um bracinho quebrado. Mas depois que fomos fazendo os exames e tratando, descobrimos todos os problemas dela."
Mesmo com os desafios financeiros e estruturais, Isabella afirma que o objetivo do projeto não é acumular animais, mas garantir qualidade de vida até que eles encontrem um lar definitivo.
“Cada resgate envolve responsabilidade, cuidado e planejamento. A gente faz o que está ao nosso alcance, sempre pensando no bem-estar deles.”
As ações do Clubinho da Penélope podem ser acompanhadas pelas redes sociais, onde também são divulgadas campanhas de adoção e de arrecadação.
Na página no Instagram, o clubinho segue fazendo as publicações das cartas, e pedindo o apoio dos seguidores, a expectativa é que cada vez mais pessoas doem e adotem até o Natal.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.