Após o carnaval, Teresina reforça importância de testes gratuitos de HIV e outras ISTs; veja onde fazer
19/02/2026
(Foto: Reprodução) Atenção aos sinais de ISTs: especialista alerta para os sintomas e quando fazer o teste
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) destacou a importância da realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites após as comemorações de carnaval em Teresina. As avaliações podem ser feitas de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA), localizado no centro da capital.
De acordo com a FMS, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), medicamento usado para reduzir o risco de infecção pelo HIV/AIDS, também está disponível no CTA e no Hospital Natan Portella. O tratamento com PEP deve ser iniciado em até três dias após uma relação sexual desprotegida.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Alana Niege, coordenadora do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da FMS, destacou que o ideal é que os testes rápidos sejam realizados 30 dias após a relação sexual arriscada. Segundo ela, os riscos aumentam durante o período carnavalesco.
“A pessoa pode fazer o teste a qualquer momento que se sentir apta a realizar o mesmo, mas o ideal é que, na dúvida, repita o teste após 30 dias da relação sexual desprotegida”, explicou ela.
Testagem para HIV
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube