'Canibalismo interno' e reorganização: o que levou Carrefour a encerrar lojas em dois shoppings de Campinas
31/08/2025
(Foto: Reprodução) Entenda o que levou Carrefour a fechar lojas em dois shoppings de Campinas
Falta de rentabilidade e até mesmo canibalismo interno ajudam a explicar o fechamento de duas unidades do Carrefour em shoppings de Campinas (SP) em agosto. Segundo a empresa, medidas adotadas como parte da reorganização que ocorre desde 2022, após a aquisição do Grupo BIG.
Existe uma reorganização da empresa, olhando por praça, o que a gente mantém? Converte loja para outro formato? Isso de fechar as duas lojas faz parte desse processo nosso de reorganização das unidades, até porque existia um canibalismo interno muito grande, porque a gente tinha a loja dentro do Shopping Dom Pedro e a outra da Rodovia Dom Pedro, que está lá desde 1978, explica Marco Alcolezi, diretor de operações do Carrefour Hiper, Super e Express.
O encerramento das atividades no Campinas Shopping e no Parque D. Pedro, era prevista para ocorrer em 30 de agosto, mas com o fim das mercadorias, as lojas fecharam as portas antes mesmo prazo.
Participe do canal do g1 Campinas no Whatsapp 📲
Quando você passa por um processo desse, muita coisa você acaba transferindo de uma unidade para outra, e o restante você para de abastecer. Uma vez que acabou todo o estoque, não tem por que continuar com a unidade aberta, e você acaba fechando, explica Alcolezi.
Sem detalhar os números de colaboradores das duas lojas, o diretor informou apenas que entre 20% e 30% dos funcionários foram para outras unidades em um processo de não foi totalmente concluído.
Loja do Carrefour no Campinas Shopping já descaracterizada após o fim das atividades
Estevão Mamédio/g1
Conversão, novos negócios...
Embora o grupo trabalhe com conversões de lojas para outros modelos de acordo com necessidades de mercado, em que um supermercado por virar um atacadão, por exemplo, esse não será o caso das unidades dos dois shoppings de Campinas.
Alcolezi diz que sempre há negociações e o grupo mantém atenção constante no mercado de Campinas, mas que os espaços fechados neste momento estão sendo devolvidos aos shoppings.
O diretor destaca a atuação do Carrefour na cidade do interior paulista desde 1978, quando foi implantada a quinta loja no país (na Rod. D. Pedro I), e que Campinas é, após Porto Alegre, Curitiba, Rio e São Paulo, a que mais tem unidades do grupo no Brasil.
O Carrefour tem o maior interesse em Campinas e região. A gente estuda, inclusive tem na mão propostas de players diferentes, imobiliários diferentes, de incorporadoras para vir em loja e para vir em prédio, mas são propostas, são estudos, e por isso que a gente não pode abrir. Então, a gente obviamente continua. Não é nem uma questão de aposta, continua operando e operando bem em Campinas, completa.
Carrefour fecha lojas em dois shoppings de Campinas; confira unidades
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas