Chuvas: oito cidades do Vale do Paraíba e região estão em alerta para desastres naturais
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Cemaden: Número de cidades com risco para desastres aumenta na região
Oito cidades do Vale do Paraíba e região estão em alerta para risco de desastres naturais por causa das chuvas, segundo o painel do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O órgão monitora as condições meteorológicas e geológicas e emite avisos para possíveis ocorrências como deslizamentos de terra e alagamentos.
De acordo com o mapa de alertas, São Sebastião e Ubatuba estão em risco alto, identificado pela cor laranja, o que indica maior possibilidade de desastres associados ao volume de chuvas.
Outros cinco municípios aparecem em risco moderado, na cor amarela: Caraguatatuba, Ilhabela, São José dos Campos, Bragança Paulista e São Luiz do Paraitinga. Já Atibaia está classificada em observação, sinalizada em verde escuro, o que indica atenção para possíveis riscos, caso as condições climáticas se agravem.
Mapa mostra cidades em alerta, segundo o Cemaden.
Reprodução/TV Vanguarda
Segundo o meteorologista do Cemaden, Giovanni Dolif, o alerta está relacionado à previsão de chuvas e às características do solo em áreas mais vulneráveis da região.
"São municípios com histórico de desastres e de pedidos de ajuda ao governo federal, em situações de emergência e de calamidade. Em alguns casos, quando a declividade do terreno é maior, especialmente em áreas de morro, em algumas cidades do Vale a água desce com muita velocidade, o que pode causar enxurradas", disse.
Ele explicou também que o plano de contingência é elaborado pelo município, em conjunto com a Defesa Civil, que tem acesso a esse material e ao mapeamento das áreas de risco. "A primeira autoridade que deve ser procurada é a Defesa Civil, para buscar orientações", afirmou.
São José dos Campos está em alerta para desastres naturais por causa de chuva.
Mônika Moretto/Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina