Decreto de emergência hídrica não será prorrogado em Uberaba, afirma Codau
24/11/2025
(Foto: Reprodução) Vazão do Rio Uberaba hoje estava em 1.170 litros por segundo, abaixo do mínimo necessário para o abastecimento da cidade
Codau/Divulgação
O decreto de emergência hídrica não será prorrogado em Uberaba. A informação é do presidente da Codau, Rui Ramos, argumentando que a medida não seria necessária devido à previsão de chuvas ao longo do mês de novembro.
A situação de desabastecimento foi decretada em 8 de outubro por um período de 30 dias, permitindo a aplicação de multas por desperdício de água na cidade enquanto o decreto estivesse em vigor. O prazo encerrou em 8 de novembro e havia a possibilidade de prorrogação, mas, até então, a medida não foi tomada pelo governo municipal.
O presidente da Codau manifestou que o cenário foi analisado na véspera do vencimento do decreto e, como as primeiras chuvas foram registradas naquele momento, a vazão do Rio Uberaba voltou à normalidade. Por isso, foi descartada a necessidade de prorrogação do decreto emergencial. "A previsão também era de chuva constante nos dias seguintes", acrescentou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
No entanto, após o fim do prazo do decreto emergencial, a previsão de chuva não se confirmou e os reservatórios voltaram a ser fechados na cidade por sete dias consecutivos. Apenas no feriado de 20 de novembro, o fornecimento de água não foi interrompido. Porém, a partir de sexta-feira (21) houve manobras de contingenciamento todos os dias.
Mesmo assim, Ramos justificou que não haveria justificativa para prorrogar a situação de desabastecimento porque é esperada a normalização do quadro com a intensificação do período chuvoso.
Além disso, o presidente da Codau salientou que a campanha de conscientização funcionou e foram registradas poucas denúncias de desperdício de água durante a vigência do decreto.
De acordo com informações da Prefeitura, entre os dias 8 de outubro e 8 de novembro, o teleatendimento do programa Cidade Ativa registrou 33 denúncias relacionadas ao uso indevido de água potável. Nenhuma multa foi aplicada.
Em nota, a administração municipal informou que todas as ocorrências foram encaminhadas ao setor de fiscalização, resultando em notificações formais emitidas pelo Departamento de Posturas, acompanhadas de imagens que comprovaram os flagrantes.
"Em um primeiro momento, os envolvidos foram advertidos e orientados. Não houve aplicação de penalidades, uma vez que não foram registrados casos reincidentes", acrescentou o texto.
LEIA TAMBÉM:
Após chuvas abastecerem o Rio Uberaba, Codau encerra o Plano de Contingenciamento
Codau inicia nesta quinta-feira fechamento de reservatórios de água em Uberaba
Aulas são suspensas em escolas de Monte Alegre de Minas por falta d’água
Plano de contingenciamento
O decreto de situação de emergência venceu, mas manobras de suspensão no fornecimento de água ainda podem ser adotadas porque o plano de contingenciamento de seca segue valendo até que aconteçam 10 dias consecutivos de reservatórios abertos e a vazão do rio Uberaba atinja 1.200l/s sem a contribuição do Rio Claro.
Reservatórios fechados à noite
Nesta segunda-feira (24) , o fornecimento de água será suspenso em todos os bairros da cidade a partir das 21h. Os reservatórios permanecerão fechados até 4h30 de terça-feira (25).
Em nota, a Codau informou que na nedição feita na manhã hoje, o índice de reservação estava em 49,1%, menos da metade da capacidade. Já a vazão do Rio Uberaba estava em 1.170 litros por segundo, abaixo do mínimo necessário para o abastecimento da cidade.
Segundo a companhia, no fim de semana choveu apenas 0,8 mm na cidade, quantidade insignificante para a recuperação do volume do Rio Uberaba.
"A recuperação do lençol freático depende de chuvas volumosas por um período constante. As medidas de economia são necessárias para evitar o alto consumo e garantir a estabilidade dos reservatórios", encerra o texto.
ASSISTA TAMBÉM: Queda na vazão do Rio Uberaba pode levar à aplicação de multas por desperdício
Queda na vazão do Rio Uberaba pode levar à aplicação de multas por desperdício
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas