Espetáculo sobre desigualdade de gênero estreia em Campo Grande
13/10/2025
(Foto: Reprodução) Espetáculo Quem a mim nomeou o mundo?
VACA AZUL
A bailarina, produtora cultural e psicóloga Maria Fernanda Figueiró estreia o espetáculo “Quem a mim nomeou o mundo?” na sexta-feira (17), às 16h e 19h, no Sesc Teatro Prosa, em Campo Grande. A entrada é gratuita, e as duas sessões contarão com intérprete de Libras e audiodescrição.
O espetáculo busca provocar reflexão sobre as desigualdades de gênero e incentivar a transformação social através da dança. Segundo a bailarina e criadora, a proposta surgiu a partir da trajetória profissional na psicologia e na dança, com foco em estudos de gênero.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Maria Fernanda afirma que relatos de mulheres sobre violência de gênero a motivaram a criar o projeto. “Essa constatação me trouxe uma inquietação sobre as desigualdades de gênero e os motivos que levam à discriminação e violência."
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A artista explica que seu objetivo foi transformar essas inquietações em arte, usando a dança como ferramenta para investigar temas como gênero, violência e performance. O espetáculo também dialoga com outras linguagens, como a literatura e as artes visuais.
A criação do espetáculo foi feita em parceria com Vanessa Macedo, diretora e coreógrafa da Companhia Fragmento de Dança, de São Paulo, e gestora do Kasulo Espaço de Arte.
O projeto é realizado com apoio do Fundo Municipal de Investimentos Culturais 2024, da Fundação Municipal de Cultura e da Prefeitura de Campo Grande.
Serviço
Sexta-feira (17), às 16h e 19h, no Sesc Teatro Prosa (Rua Anhanduí, 200), em Campo Grande;
A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados pelo Sympla. O público também pode colaborar doando alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Núcleo Assistencial Ramatís;
Mais informações pelo telefone (67) 99186-1558 ou pelo Instagram da Manaká Cultural.
*Estagiário sob supervisão
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: