Líderes devem decidir se século 21 será lembrado como o das catástrofes climáticas ou o da reconstrução inteligente, diz Lula
07/11/2025
(Foto: Reprodução) Líderes devem decidir se século 21 será lembrado como o das catástrofes climáticas ou o da reconstrução inteligente, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7) que as atuais lideranças políticas do mundo precisam decidir se o século 21 será marcado pelas catástrofes climáticas ou pela reconstrução inteligente em termos de sustentabilidade.
O petista deu a declaração em Belém (PA), em uma sessão temática da COP30 sobre transição energética.
""Nesta COP, os negociadores devem buscar entendimento e nós, os líderes, devemos decidir se o século 21 será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente", afirmou.
No mesmo discurso, Lula criticou guerras em diferentes regiões do planeta, citando o conflito entre Rússia e Ucrânia no leste europeu. Ele disse que gastar mais com armas do que com questões climáticas é "pavimentar caminho para o apocalipse climático".
"O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para a redução de emissão de gás de efeito estufa e elevou a reabertura de minas de carvão. Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático", declarou.
O presidente disse também que não é possível discutir a transição energética sem minerais críticos e que os países em desenvolvimento precisam participar dessa cadeia.
"É impossível discutir a transição energética sem falar dos minerais críticos, essenciais para a confecção de baterias, painéis solares e sistemas de energia. Para gerar emprego e renda e gozar de segurança energética, os países em desenvolvimento precisam participar de todas as etapas dessa cadeia global de valor".
Lula afirmou ainda que os incentivos financeiros "muitas vezes vão no sentido contrário ao da sustentabilidade" e defendeu que países do sul global tenham acesso a tecnologias e financiamento.
"Um processo justo, ordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologias e financiamento para os países do Sul Global", declarou.
"As decisões que tomarmos com relação ao setor energético definirão nosso sucesso ou nosso fracasso na batalha contra a mudança do clima", acrescentou o petista.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fala no 2º dia da Cúpula dos Líderes antes da COP 30, em Belém, no dia 7 de novembro de 2025
g1