PF faz operação em MT contra entrada de canetas emagrecedores e anabolizantes do Paraguai
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Canetas emagrecedoras devem ser aplicadas com indicação médica
Reprodução / TV TEM
Uma operação realizada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (4), tenta combater a entrada de canetas emagrecedoras e anabolizantes do Paraguai em Mato Grosso. Durante a ação, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em Cuiabá.
Segundo a PF, o objetivo da Operação Peso Falso é desmantelar um esquema criminoso de contrabando e de descaminho, além de possíveis infrações à legislação sanitária.
As investigações tiveram início em novembro de 2025, quando a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de canetas emagrecedoras do Paraguai no território mato-grossense. Desde então, a Polícia Federal tenta identificar os responsáveis pelo financiamento desses produtos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Apreensão de canetas proibidas
PRF apreende canetas emagrecedoras: Unidades estavam vazias e seriam reutilizadas
Há dois meses, fiscais da PRF apreenderam canetas emagrecedoras durante uma abordagem de rotina no posto de vigilância, na entrada da cidade de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Durante revista no veículo, os agentes encontraram as canetas vazias.
"Eles pegam elas [canetas] vazias para colocar substâncias emagrecedoras de preço mais barato do que o da marca que está embalagem, que é mais cara", explicou.
À época, pelo menos 50 canetas emagrecedoras foram localizadas durante o trabalho da polícia. Segundo a PRF, dias antes, o mesmo carro usado para transportar os produtos tinha sido parado em outra fiscalização, em Cuiabá.