Polícia Civil faz operação contra quadrilha que engana idosos e pega empréstimos consignados
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil faz operação contra quadrilha que aplicava golpe do consignado em idosos
Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) estão nas ruas, na manhã desta quarta-feira (16), para cumprir 13 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrarem uma quadrilha que aplicava golpes de empréstimo consignado em idosos. A operação acontece em endereços na capital, na Baixada Fluminense — incluindo Queimados e Nova Iguaçu — e em Angra dos Reis, na Costa Verde.
A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 500 mil das contas dos investigados, além da quebra de sigilo de dados bancários.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso tinha acesso aos dados das vítimas, todas idosas e com contratos de empréstimos em andamento. Os golpistas ligavam para essas pessoas e diziam que era possível quitar o empréstimo vigente por meio de um novo contrato, supostamente com condições mais vantajosas.
Os criminosos convenciam os idosos a realizar um novo empréstimo e transferir o valor integral para contas indicadas pela quadrilha. As vítimas eram enganadas com a falsa promessa de que as dívidas anteriores seriam liquidadas. A fraude só era descoberta no mês seguinte, quando a nova parcela começava a ser descontada.
Até o momento, quatro vítimas procuraram a Polícia Civil para registrar o golpe, mas a suspeita é que o número de pessoas prejudicadas seja maior.
Em um dos alvos da operação, na Ilha do Governador, uma pessoa foi localizada e levada para prestar depoimento na delegacia.
Uma pessoa foi encontrada em um dos endereços da operação, na Ilha do Governador, e levada para prestar depoimento
Reprodução/TV Globo