Povos indígenas levam milhares a Belém para combater crise climática: 'queremos decidir juntos'
Povos indígenas vão a COP para combater crise climática: 'queremos decidir juntos'
“Viemos fazer história na COP com o protagonismo indígena”, disse ao g1 Eldo Shanenawa, indígena do Acre, nesta sexta-feira (14). Ele estava na Aldeia COP, espaço montado na Universidade Federal do Pará que reúne cerca de 3,5 mil indígenas durante a COP30.
O local, que recebe povos de diferentes etnias e regiões do país — e também de fora dele —, é um retrato da diversidade dos povos indígenas. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 391 povos e fala 295 línguas indígenas.
“Tem muitos negociadores que há 30 anos vem negociando com os chefes de Estado sem a nossa participação. As pessoas que vivem no mundo completamente oposto da nossa realidade querem negociar, fechar contratos com grandes empresas e países sem nos consultar e ouvir. Não queremos que eles decidam por nós nem nós por eles, queremos decidir junto sobre a situação do clima”, afirmou Eldo.
‘Não tem mais estação do ano’
Ele conta que o povo Shanenawa já sente os efeitos da mudança climática: “não há mais inverno nem verão”, diz, descrevendo a ausência de diferença entre as estações.
Toriaiwa Assurini, de Tucuruí (PA), também relata o impacto das mudanças do clima nos plantios de sua aldeia. “A gente não sabe o tempo que vai chover, o tempo que vai ficar quente, a gente perde produção com isso.”
Ela acrescenta que o encontro em Belém também é uma oportunidade de “absorver coisas boas que o branco tem para nos oferecer, como a tecnologia e também como podemos melhorar a produção agrícola em nossas aldeias”.
Eldo Shanenawa, do Acre
Paula Paiva Paulo/g1
Outra pauta entre os indígenas presentes na cidade é a demarcação de terras, como observa Ana Terra Yawalapiti, do Mato Grosso.
Ela também espera que a presença de representantes de diferentes governos e entidades viabilize projetos que preservem as florestas.
“Esperamos que façam acordos para buscar mais parcerias e apoios para os projetos de sustentabilidade dentro dos territórios.”
Três mil indígenas participam da COP30 e estão hospedados na Aldeia COPFONTE: https://g1.globo.com/meio-ambiente/cop-30/noticia/2025/11/15/povos-indigenas-levam-milhares-a-belem-para-combater-crise-climatica-queremos-decidir-juntos.ghtml