Recesso de fim de ano: servidores têm 10 dias de folga em Campo Grande
06/11/2025
(Foto: Reprodução) g1 em 1 Minuto Mato Grosso do Sul: leilão eletrônico da prefeitura de Campo Grande
As repartições públicas de Campo Grande terão recesso de 10 dias no fim do ano, segundo a Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi). A medida busca reduzir gastos com energia, água e outros insumos durante o período de festas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Recesso de Natal e Ano Novo
De acordo com o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), publicado nesta quarta-feira (5), o recesso será realizado:
Natal - de 22 a 26 de dezembro;
Ano Novo - de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2026.
Os dias 27 e 28 de dezembro terão expediente normal para servidores que trabalham aos fins de semana. Em nota, a prefeitura explicou que os servidores das pastas consideradas essenciais (de Saúde e de Segurança) deverão se revezar em escala entre os períodos de Ano Novo e Natal. Leia a nota na íntegra mais abaixo.
Mudança em relação à resolução anterior
As datas já haviam sido divulgadas em outubro, mas com regras diferentes. Na ocasião, os servidores se revezariam entre os dois períodos e precisariam compensar as folgas. O novo decreto elimina a compensação e confirma o recesso integral.
Segundo a prefeitura, o recesso faz parte das medidas de contenção de gastos previstas na reforma administrativa municipal. O objetivo é equilibrar as contas públicas e retomar a capacidade de investimento do município.
Novos horários de expediente
As mudanças também reduziram a jornada de trabalho dos servidores. Desde 3 de novembro, o expediente passou a ser das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. O novo horário não vale para escolas, unidades de saúde e outros serviços essenciais.
Serviços considerados essenciais, como saúde, educação, segurança e coleta de lixo, seguirão funcionando normalmente durante o recesso. Veja abaixo os locais que vão ter horários alterados:
Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) – passa a funcionar até 13h30, de segunda a sexta-feira.
Central do Cadastro Único (CadÚnico) – atendimento até 13h30 na unidade do bairro Amambaí e também no posto do bairro Dom Antônio.
Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso, como o Vovó Ziza, seguem o novo expediente até 13h30.
Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) – funciona até 13h30 na sede da Vila Glória e até 14h no posto do Pátio Central Shopping.
Superintendência do Bem-Estar Animal (Subea) – localizada na Rua Rui Barbosa, nº 3.539, atende até 13h30 e distribui 30 senhas diárias para atendimento de cães e gatos, durante a manhã.
Central de Atendimento ao Cidadão – que reúne diversos serviços da prefeitura, na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, passa a atender das 7h30 às 16h.
Secretaria Executiva da Mulher (Semu) – também adota o novo horário. A pasta oferece cursos e capacitações, mas ainda não informou o que ocorrerá com as atividades marcadas para o período da tarde.
Leia a nota da prefeitura na íntegra abaixo:
"A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Inovação (Semadi), informa que a Resolução nº 243, publicada no Diogrande nesta quinta-feira (6), será atualizada. O documento define orientações para o recesso de fim de ano, nos períodos de 22 a 26 de dezembro de 2025 e de 29 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026. Importante destacar que não haverá um recesso contínuo de 16 dias. Os servidores deverão se revezar em escala entre os dois períodos (para as repartições que não adotaram o expediente de seis horas como Sesdes e Sesau, por exemplo), de forma a garantir a manutenção dos serviços essenciais e o atendimento ao público em todos os órgãos e entidades da Prefeitura. A Semadi reforça que a ação integra o planejamento de contenção de despesas previsto em decreto municipal, equilibrando o descanso dos servidores com a continuidade dos serviços e o bom atendimento à população".
Prefeitura de Campo Grande abre processo seletivo de níveis médio e superior
Prefeitura de Campo Grande/ Divulgação
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: