'São vidas, sonhos e lutas que foram perdidas': amigos relatam impacto da tragédia com estudantes da UFPA em Goiás
16/07/2025
(Foto: Reprodução) Acidente com ônibus de alunos da UFPA deixa mortos na BR-153 em Goiás
Estudantes que conviviam com as vítimas mortas n grave acidente na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás, relataram o impacto da tragédia envolvendo um caminhão e um micro-ônibus que transportava universitários da Universidade Federal do Pará (UFPA). O acidente deixou cinco mortos na manhã desta quarta-feira (16), durante a viagem para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Denilson Alves, estudante de Direito da UFPA, estava em um dos ônibus da caravana que seguia logo atrás do veículo atingido.
“São vidas, são sonhos, são lutas que foram perdidas. Faltando tão pouquinho pra gente chegar ao Congresso da UNE. A tristeza é muita. A gente se compadece muito, estamos muito abalados”, disse o estudante.
Entre as vítimas confirmadas está Welfesom Campos Alves, aluno do curso de Produção Multimídia da UFPA e militante de um movimento estudantil de Belém.
Vítimas do acidente em Goiás
Redes Sociais
Segundo o amigo Alex Vasconcelos, a postura de Welfesom era marcada por firmeza nas ruas e cuidado com os colegas de militância.
“Ele inspirava a todos nós. É o que mais se fala nesse momento, sobre como várias pessoas que nem eram tão próximas a ele se sentiam inspiradas e acolhidas pelas falas dele. ele era corajoso, não arredava o pé”, relatou.
Além do ativismo, Alex destacou o lado humano do amigo.
“Falei pra ele que estava com ansiedade e sem dinheiro pra comprar remédio. Ele logo sugeriu fazer uma vaquinha com a galera pra me ajudar. Era esse tipo de pessoa que ele era”, completou.
A colisão ocorreu no km 2 da rodovia e deixou cinco mortos e vários feridos. O acidente envolveu um comboio que levava cerca de 70 estudantes que saíram da Universidade Federal do Pará (UFPA) para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Universidade Federal de Goiás.
Quem são as vítimas
Ademilson Militão de Oliveira - motorista do micro-ônibus, campus UFPA/Altamira
Ademilson Militão foi uma das cinco vítimas que morreram no acidente
Redes Sociais
Leandro Souza Dias - estudante de Farmácia / UFPA Belém
Leandro foi uma das cinco vítimas do acidente
Redes Sociais
Ana Letícia Araújo Cordeiro - estudante de Pedagogia/UFPA Belém
Letícia foi uma das cinco vítimas que morreram no acidente
Redes Sociais
Welfesom Campos Alves - estudante de Produção e Multimídia/ UFPA Belém
Welfesom Alves
Redes Sociais
Keyne Laurentino de Oliveira - motorista da carreta. O g1 não teve acesso a fotos da vítima.
Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal( PRF), entre as vítimas feridas, nove foram encaminhadas para Alvorada do Tocantins (TO), sendo seis em estado estável e três em estado moderado. Outras três vítimas em estado grave foram levadas para Gurupi (TO). Já os feridos com lesões leves e moderadas foram encaminhados para atendimento em Porangatu (GO).
O segundo ônibus do comboio de estudantes também foi atingido na batida, mas nenhum passageiro ficou ferido. No caminhão também estava um passageiro que teve ferimentos graves, conforme informações da polícia.
Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Técnico-Científica também estiveram no local para os procedimentos de perícia.
UFPA decreta luto de três dias
A UFPA decretou luto oficial de três dias e montou um ponto de apoio para familiares dos estudantes envolvidos no acidente com os ônibus da instituição.
"É com profunda dor que a Universidade Federal do Pará lamenta pelo grave acidente envolvendo membros da comunidade universitária que viajavam para o Congresso da UNE, em Goiânia. A Universidade Federal do Pará presta respeito às vítimas e familiares e decreta luto oficial de três dias", informou a instituição em uma rede social.
O comitê de atendimento às famílias é feito por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, na sala dos professores, no térreo do Mirante do Rio, no campus básico I da UFPA, em Belém, com prioridade para acompanhar a situação das vítimas e informar aos familiares.
Vídeos com as principais notícias do Pará